Sistema Integrado de Arrecadação Municipal

O Sistema

O SIARM – Sistema Integrado de Arrecadação Municipal visa permitir uma gestão da arrecadação municipal eficiente e transparente.

Foi projetado para atender todas as atividades inerentes às diversas áreas da administração fazendária, incluindo as áreas de IPTU, ISSQN, ITBI, Taxas, Dívida Ativa, Execução Fiscal, Arrecadação e Fiscalização, abrangendo um eficiente controle do crédito tributário e não tributário, desde o seu lançamento original, do seu pagamento e da eventual inscrição em dívida ativa, até a execução fiscal.

O SIARM foi dividido em módulos totalmente integrados e customizados de acordo com as legislações tributárias e regras de negócios de cada município, inclusive assumindo a identidade visual de cada prefeitura. Além das interfaces para desktops e browsers, o sistema conta com interfaces especialmente desenvolvidas para dispositivos móveis, que permitem a utilização de smartphones e tablets para diversas funções, tais como o acompanhamento da arrecadação de todas as receitas municipais e o acesso online ao livro fiscal dos contribuintes.

Tudo em um sistema que permite trabalhar grande volume de dados com o máximo de desempenho.

Faça o download do folder do sistema SIARM

Destaques

Gestão

Centraliza o gerenciamento da cobrança e arrecadação de todos os tributos municipais. Permite o acompanhamento preciso e ordenado dos lançamentos tributários, através de inúmeros relatórios e gráficos gerenciais, inclusive por meio de interfaces especialmente desenvolvidas para smartphones e tablets, funcionando como um poderoso instrumento de apoio ao planejamento e à fiscalização da arrecadação.

Fiscal

Em sintonia com as determinações dos TCE, oferece em tempo real as ferramentas necessárias para o máximo controle e uma gestão totalmente eficiente dos processos de fiscalização, auxiliando os auditores fiscais municipais na apuração da sonegação fiscal.

Contribuinte

Disponível na internet, 24 horas por dia e 7 dias por semana, este módulo permite aos contribuintes acessarem com total segurança diversos serviços, da solicitação de consulta prévia a emissão de alvarás, certidões e guias de recolhimento dos tributos municipais, com todos os cálculos realizados de forma automática, entre outros.

Tesouraria

Possibilita o controle financeiro da arrecadação municipal com eficiência e agilidade, pelo gerenciamento das rotinas de lançamento e baixa de todas as cobranças das receitas municipais, com emissão de relatórios a partir de consultas personalizadas pelos próprios usuários, a partir da total integração com sistemas bancários e contábeis de acordo com as novas Normas Brasileiras de Contabilidade aplicadas ao setor público e a Lei de Responsabilidade Fiscal.

ISS

Permite o gerenciamento de forma customizável de todos os contribuintes, através da otimização de seus cadastros e lançamentos, da integração com o Simples Nacional e com o SIAFI, do controle da arrecadação e da fiscalização do ISSQN, sempre respeitando às peculiaridades do município.

IPTU

Possibilita o cadastro de forma personalizada de todas as informações necessárias para o lançamento do IPTU, desde o controle e customização dos parâmetros do cadastro imobiliário, que permite o cálculo e lançamento automático do IPTU, passando pela emissão e impressão das guias até a fiscalização dos pagamentos realizados.

ITBI

Gerencia e controla todos os processos relacionados com as transações imobiliárias realizadas no Município. Possibilita a realização de simulações, cadastramento de operações e emissão de certidões com o ITBI On-line (via web). Além de permitir a transferência do imóvel para os novos proprietários, de forma automática, após o processamento da baixa do pagamento da Guia de ITBI.

Taxas

Permite o gerenciamento de todas as taxas do município de forma personalizada, através da emissão de relatórios customizáveis dos lançamentos e arrecadação das taxas municipais.

Dívida Ativa

Engloba os cadastros, consultas e cobranças referentes a todos os créditos tributários (IPTU, ISSQN, ITBI e TAXAS). No módulo de Dívida Ativa são apuradas todas as dívidas e ocorre a cobrança/negociação das mesmas para pagamento. Além disso, através deste módulo é possível efetuar o parcelamento consolidado de dívidas de vários créditos tributários e exercícios quando necessário.

Execução Fiscal

Possibilita o gerenciamento das cobranças dos lançamentos executados que não foram regularizados em Dívida Ativa, através da emissão de consultas e relatórios customizados sobre a Execução Fiscal, com diversas opções de filtros. Totalmente integrado com os Tribunais de Justiça dos Estados para o envio e recebimento dos processos de Execução via peticionamento eletrônico.

  Voltar para o topo